A Pirâmide alimentar: dois pra lá, dois pra cá
- presidencia739
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Por Enio Fonseca
“A comida é um problema político”. Jean-Jacques Rousseau
Reflexões iniciais
A pirâmide alimentar é um modelo gráfico que representa a quantidade e a variedade de alimentos que devem ser consumidos diariamente para uma dieta saudável.
Como cidadão que se alimenta todos os dias, posso reivindicar o direito de fazer algumas reflexões sobre este tema tão importante para a sociedade mundial, ao longo dos tempos.
O tema é por demais complexo, e não pretendo esgotar o assunto. Me vali de algumas contribuições da IA, através do Copilot e da Meta, para contribuir com as reflexões feitas.
Sou adepto de comida saudável, fundamental para o bom funcionamento do organismo, e produzida dentro das melhores técnicas , respeitando as boas práticas, o meio ambiente, e todos os trabalhadores da extensa cadeia produtiva alimentar.
A alimentação saudável aliada com exercícios físicos contribui para a qualidade de vida.
Não comungo com idéias controversas, como produção de alimentos em larga escala com o uso de insetos, ou através de impressoras.
A pirâmide alimentar
A pirâmide de alimentos foi criada nos EUA em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A ideia era fornecer uma orientação simples para uma alimentação saudável, com a base da pirâmide representando os alimentos que deveriam ser consumidos em maior quantidade.
A Pirâmide Alimentar dos Estados Unidos de 1992 (oficialmente chamada Food Guide Pyramid ou Eating Right Pyramid pelo USDA) foi um guia nutricional visual que dividia os alimentos em seis grupos horizontais, com a base representando a maior parte da dieta.

Fonte: direitoambiental.com/

ENIO FONSECA
Diretor da ALAGRO, CEO da Pack of Wolves , foi Sup. do Ibama em MG, sup. Gestao Ambiental Cemig ,Conselheiro do Copam, Conselheiro do FMASE, Diretor de MA e RI na SAM Metais.








