top of page

Fórum Econômico Mundial, Davos 2026 e o Agronegócio

O Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF) é realizado tradicionalmente na cidade de Davos, na Suíça. Ele reúne Chefes de Estado, CEOs de grandes empresas, líderes de ONGs, acadêmicos, jornalistas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de promover debates e cooperação internacional sobre temas como economia global, comércio, tecnologia, mudanças climáticas, desigualdade social e segurança.


Por Enio Fonseca



O evento foi criado em 1971 pelo economista Klaus Schwab, hoje afastado da organização.


O evento de Davos é um dos encontros internacionais mais importantes para discutir o futuro da economia e da sociedade global. Embora seja alvo de críticas por seu caráter elitista, altamente consumidor de recursos naturais e forte emissor de gases efeito estufa, em especial pelo grande número de aviões executivos utilizados, continua sendo um espaço central de diálogo entre líderes mundiais.


O Fórum Econômico Mundial de Davos 2026 ocorreu entre 19 e 23 de janeiro, reuniu mais de 60 chefes de Estado e centenas de líderes empresariais, acadêmicos e representantes da sociedade civil, num total de mais de 3 mil participantes.


Sob o tema “A Spirit of Dialogue”, o encontro aconteceu em um momento marcado por instabilidade geopolítica, mudanças climáticas, pressão sobre recursos naturais e insegurança alimentar.


Nesse contexto, este ano, a agricultura deixou de ser tratada apenas como setor produtivo e passou a integrar o núcleo das discussões econômicas globais.

O Fórum Econômico Mundial (WEF) 2026, marcou uma inflexão importante na forma como o agronegócio e o meio ambiente são tratados no debate internacional. Mais do que setores produtivos ou temas ambientais, agricultura, recursos naturais e sistemas alimentares passaram a ser reconhecidos como infraestrutura econômica essencial para a estabilidade global.

Como destacou o presidente do WEF, Børge Brende, “O diálogo não é um luxo em tempos de incerteza. É uma necessidade urgente”.


Fonte: direitoambiental.com/



ENIO FONSECA

Diretor da ALAGRO, CEO da Pack of Wolves , foi Sup. do Ibama em MG, sup. Gestao Ambiental Cemig ,Conselheiro do Copam, Conselheiro do FMASE, Diretor de MA e RI na SAM Metais.

Comentários


APOIADORES
INSTITUCIONAIS

abraleite-alagro.jpg
logo-fao.jpg
sbda-alagro.jpg
Logo-DONME_.png
icon-whats2.png
nova-logo.png

Impulsionamos o empreendedorismo agropecuário com conhecimento de ponta, cursos práticos e estratégias que elevam a produtividade e competitividade do agro no Brasil e na América Latina.

© 2025 ALAGRO.
Todos os direitos reservados

SEDES

urg.jpg

SEDE AMÉRICA LATINA ALAGRO

URUGUAI - MONTEVIDÉU

Dirección de las Oficinas Centrales Uruguay - Andes 1433, 2010

CP 11100

bra.jpg

SEDE ALAGRO BRASIL SÃO PAULO

Sociedade Rural Brasileira – SRB

Rua Formosa, nº 367 - 19º andar, Centro Histórico de São Paulo,
São Paulo / SP

CEP 01.049-000

ESCRITÓRIOS

eua.jpg

ESCRITÓRIO ALAGRO EUA

FLÓRIDA

1000 Brickell Ave Ste 700, Miami

Fl - 33131
+1. 786-558. 8054

bra.jpg

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
SÃO PAULO

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729,

5º andar, Bairro Itaim,
São Paulo/SP

CEP 04.538-905

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
MINAS GERAIS

Av. Prudente de Morais 1070,
2º piso Belo Horizonte / MG

CEP 30.380-250

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
MATO GROSSO

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1756 Sala 410
Alvorada - Cuiabá/MT
CEP 78.048-340

SIGA-NOS!

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Alagro-TV.png

NEWSLETTER - Assine!

Email enviado!

INFORMAÇÕES

bottom of page