Espécies invasoras: apocalipse zumbi invisível
- presidencia739
- 16 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Por Enio Fonseca e Decio Michellis Jr.
“O apocalipse biótico é simbólico, histórico, futurista ou preterista? O mundo depende de você, salve-o.”
Um apocalipse zumbi é um cenário de ficção científica e terror onde uma infestação catastrófica de zumbis, geralmente causada por um patógeno (vírus ou fungo), com propagação rápida e exponencial, leva ao colapso da sociedade, transformando vítimas em mortos-vivos que atacam os vivos, exigindo que pequenos grupos de sobreviventes lutem para resistir em um mundo hostil. O desafio é a luta pela sobrevivência contra essa fictícia ameaça crescente, com colapso de governos, infraestrutura, pânico em massa, escassez de recursos e busca por refúgios seguros.
Como as espécies invasoras podem contribuir para isto?
Espécies Invasoras
Uma espécie é considerada invasora quando é introduzida (geralmente por ação humana, intencional ou acidental) fora de sua área de distribuição natural e sua proliferação causa impactos negativos à biodiversidade nativa, economia ou saúde. Portanto, a definição de “invasora” depende do deslocamento da espécie para um novo ecossistema. Critérios específicos:
Exótica (Não Nativa): A espécie é introduzida, intencional ou acidentalmente, fora de sua área de distribuição natural.
Capacidade de Estabelecimento e Dispersão: A espécie consegue se adaptar, sobreviver, reproduzir e espalhar-se no novo ambiente.
Impacto Negativo: A presença da espécie causa danos significativos à biodiversidade local, aos ecossistemas, à saúde humana ou à economia.
Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) através da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) apresentada à sociedade em 2025, buscava atualizar a Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras que abranger um conjunto amplo de aproximadamente 444 espécies, incluindo animais e plantas já estabelecidos no Brasil.
Fonte: direitoambiental.com/

ENIO FONSECA
Diretor da ALAGRO, CEO da Pack of Wolves , foi Sup. do Ibama em MG, sup. Gestao Ambiental Cemig ,Conselheiro do Copam, Conselheiro do FMASE, Diretor de MA e RI na SAM Metais.












Comentários