Escassez hídrica devo me preocupar?
- presidencia739
- 30 de jun.
- 2 min de leitura

A maioria de nós esqueceu que a água doce vem da chuva (ciclo hidrológico) e a comida vem do solo.
Por Enio Fonseca e Decio Michellis Jr.
A hora e o dia eu não sei
Pode ser hoje ou amanhã
Antes do que imaginei
Nada pode impedir …
Vai acabar …
Indiferente se acredito ou não …
Quem viver verá …
Tá chegando a hora do dia do fim.
(“Vai Acabar”, Fruto Sagrado)
Passamos a acreditar que a água está na torneira e nosso alimento na gondola do supermercado, ignorando toda a cadeia produtiva necessária à oferta destes bens essenciais à vida humana.
Há água suficiente para satisfazer as crescentes necessidades do mundo, mas não sem mudar a forma de geri-la. (Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos – ONU)
O fluxo natural de água terrestre é baseado no vapor de água que chega às áreas terrestres a partir do oceano, a água cai como precipitação com alguma sendo reevaporada da paisagem com o fluxo restante, de cerca de 40 Tt/ano (1 Tt = 1012 t = 1015 kg), fluindo de volta para o oceano para equilibrar o fluxo de vapor de água do oceano. O fluxo de vapor de água oceânico é 6 vezes maior do que o fluxo de vapor de água terrestre, embora a área de superfície global da água seja apenas cerca de 3 vezes maior do que a área terrestre (). Isso ocorre porque: (1) a superfície do oceano é mais escura e, portanto, absorve mais energia solar e (2) a superfície do oceano está sempre úmida, o que aumenta a transferência de massa em comparação com a superfície terrestre, que às vezes está úmida e às vezes está seca. A qualquer momento, a atmosfera contém cerca de 13 Tt de água, o que contribui com a maior parte do efeito estufa, e uma determinada molécula de água, em média, passa apenas cerca de 10 dias na atmosfera cada vez que passa pelo ciclo. () As emissões antropogênicas de água são grandes o suficiente para resultar em um aumento incremental de ~5 a 7% (4 a 5 Tt/ano) no fluxo de água da terra para a atmosfera e um aumento semelhante no vapor d’água na atmosfera em áreas terrestres impactadas pelo uso humano da água, como irrigação, resfriamento evaporativo e evaporação de reservatórios.
Fonte: direitoambiental.com/

ENIO FONSECA
Diretor da ALAGRO, CEO da Pack of Wolves , foi Sup. do Ibama em MG, sup. Gestao Ambiental Cemig ,Conselheiro do Copam, Conselheiro do FMASE, Diretor de MA e RI na SAM Metais.
Comments