Importância da Engenharia Florestal para o Brasil
- presidencia739
- 18 de jul.
- 1 min de leitura
“Prometo, no exercício da profissão de Engenheiro Florestal, cumprir com honra e dignidade os meus deveres de técnico e cidadão, fazendo, o quanto em mim couber, pelo engrandecimento moral e prosperidade do País”
Hercio Pereira Ladeira. Primeiro Engenheiro Florestal do Brasil. 1964

Considerações iniciais
Engenharia Florestal não é apenas uma profissão — é uma ciência. Ela se baseia em diversas disciplinas, entre as quais destacam-se: Entomologia Florestal, Anatomia da Madeira, Tecnologia da Madeira, Ecologia Florestal, Experimentação Florestal, Dendrologia, Tecnologia e Produção de Sementes Florestais, Dendrometria, Melhoramento Genético Florestal, Inventário Florestal, Métodos e Tratamentos Silviculturais, Silvicultura Tropical, Economia Florestal, Colheita, Transporte e Logística Florestal, Recuperação de áreas degradadas e de ecossistemas, Arborização Urbana, Licenciamento e Gestão Ambiental, Gestão de órgãos públicos, Fiscalização e Controle Florestal, além de outras que complementam o conhecimento necessário. Todas essas áreas convergem em uma disciplina que integra e aplica esses conhecimentos de forma prática e abrangente: a Sustentabilidade.
A celebração dos 65 anos do curso de Engenharia Florestal no Brasil é uma oportunidade de reconhecer a importância dessa formação para o setor florestal e para a sociedade como um todo. Sem profissionais qualificados, não há desenvolvimento sustentável. E, para formar esses profissionais, é fundamental garantir a existência de universidades estruturadas, com bons professores, infraestrutura adequada e projetos de ensino, pesquisa e extensão alinhados às necessidades das empresas do setor e do país.
Fonte: direitoambiental.com/

ENIO FONSECA
Diretor da ALAGRO, CEO da Pack of Wolves , foi Sup. do Ibama em MG, sup. Gestao Ambiental Cemig ,Conselheiro do Copam, Conselheiro do FMASE, Diretor de MA e RI na SAM Metais.












Comentários