top of page

Investimento direto estrangeiro no Brasil cresce 3 vezes mais do que no mundo. COP30 pode ser agrosucesso!

Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025
Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025

Fonte: https://tejon.com.br/ Rádio Eldorado/Estadão


A Mckinsey revelou que os investimentos estrangeiros diretos no Brasil cresceram 67% de 2022 a maio de 2025 comparado ao mesmo período anterior. E no mundo o crescimento foi de 24%. Ou seja, o Brasil recebeu mais do que três vezes o número mundial. Portanto, o Brasil com seu posicionamento histórico de neutralidade num mundo polarizado é atraente. Porém podemos incluir outro aspecto relevante nas realidades brasileiras. Com a ciência tropical desenvolvida no Brasil nos transformamos numa legítima potência alimentar, energética, de fibras e sócio ambiental.


Dessa forma se tivermos “juízo”, como sempre a senadora ex-ministra Tereza Cristina enfatiza, podemos sair dessa COP30 com um efetivo agrosucesso.


Temos uma excelente chance de nos apresentarmos nesta COP a partir desta semana com três excelentes conteúdos estratégicos totalmente integrados. E vale ressaltar e celebrar, pois raramente conseguimos uma conjunção sinérgica e sinfônica, uma orquestração dos fatos e dos feitos do complexo do agronegócio brasileiro.


Ana Euler, diretora da Embrapa, me informou entusiasmada, temos um café da manhã nesta segunda-feira com patrocinadores e inúmeros eventos com visitas guiadas nas 7 estações apresentando resultados vivos com mais de 70 cultivares, sistemas integrados, reais de restauração, ILPF, SAF’s – combustíveis sustentáveis de aviação e transição energética para biodiesel e etanol.


Fundamento 1, o Brasil vai mostrar realidades concretas não apenas expectativas na ciência fundamental para o mundo inteiro doravante.


A OCB – Organização Brasileira das Cooperativas estará revelando seus fatos e feitos da mesma forma concretos, com agregação de valor agroindustrial nas nossas cooperativas, com o progresso do cooperativismo de crédito, e já mostrando investimentos na utilização real do biogás na economia circular e os números que reúnem mais de 1 milhão de famílias agrícolas que respondem por mais de 50% da produção agro brasileira.


Fundamento 2, a responsabilidade ambiental social que o cooperativismo explica e exemplifica e que será vital para o desenvolvimento econômico e social das florestas com sustentabilidade, fundamental para o país e para toda região tropical do planeta terra.


Cooperativismo


Fundamento 3, pela primeira vez conseguimos um documento uníssono, único costurado pela habilidade, competência e acima de tudo por valores humanos ascensionais de Roberto Rodrigues, que teve a missão de ser o enviado do agro brasileiro pra COP30, cuja escolha e aceite são de uma magnitude espetacular, pois posso dizer aqui, quem não gosta de Roberto Rodrigues, lembra a música de Dorival Caymmi, quem não gosta de samba bom sujeito não é. Repito o mesmo para Roberto Rodrigues.


Portanto temos e fatos exponenciais sob nosso domínio nesta COP30:


Embrapa ciência e tecnologia concreta real tropical para o mundo.


Cooperativismo legítimo e exemplar para o país e para uma intercooperação global.


E um documento uníssono com todas as entidades, associações e lideranças que formam o agro brasileiro de ponta a ponta com Roberto Rodrigues nesse diálogo e apresentação.


Isso tudo com a informação trazida pela Mckinsey, onde o Brasil recebeu mais do que três vezes a média de investimentos estrangeiros diretos, crescendo 67%.


Sem dúvida temos tudo para fazer desta COP30 um verdadeiro agrosucesso tropical brasileiro para o mundo inteiro.


E vou pra Santarém ver a COP30 lá por dentro do Pará.


José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Comentários


APOIADORES
INSTITUCIONAIS

sbda-alagro.jpg
abraleite-alagro.jpg
icon-whats2.png
nova-logo.png

Impulsionamos o empreendedorismo agropecuário com conhecimento de ponta, cursos práticos e estratégias que elevam a produtividade e competitividade do agro no Brasil e na América Latina.

© 2025 ALAGRO.
Todos os direitos reservados

SEDES

urg.jpg

SEDE AMÉRICA LATINA ALAGRO

URUGUAI - MONTEVIDÉU

Dirección de las Oficinas Centrales Uruguay - Andes 1433, 2010

CP 11100

bra.jpg

SEDE ALAGRO BRASIL SÃO PAULO

Sociedade Rural Brasileira – SRB

Rua Formosa, nº 367 - 19º andar, Centro Histórico de São Paulo,
São Paulo / SP

CEP 01.049-000

ESCRITÓRIOS

eua.jpg

ESCRITÓRIO ALAGRO EUA

FLÓRIDA

1000 Brickell Ave Ste 700, Miami

Fl - 33131
+1. 786-558. 8054

bra.jpg

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
SÃO PAULO

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729,

5º andar, Bairro Itaim,
São Paulo/SP

CEP 04.538-905

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
MINAS GERAIS

Av. Prudente de Morais 1070,
2º piso Belo Horizonte / MG

CEP 30.380-250

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
MATO GROSSO

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1756 Sala 410
Alvorada - Cuiabá/MT
CEP 78.048-340

SIGA-NOS!

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Alagro-TV.png

NEWSLETTER - Assine!

Email enviado!

INFORMAÇÕES

bottom of page