top of page

China, Argentina, Uruguai e mais países suspendem compras de frango do Brasil após caso de gripe aviária

O Uruguai e o Chile suspenderam as importações de frango do Brasil neste sábado (17), segundo o secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua. Não há data para o fim da suspensão. A medida foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar a detecção de um caso de vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro (RS).



Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

Além disso, China, a União Europeia (UE) e a Argentina também suspenderam as compras de aves brasileiras na última sexta-feira (16), inicialmente por 60 dias.


Apesar do foco regionalizado, as restrições da China e do bloco europeu abrangem todo o território nacional, por conta das exigências nos acordos comerciais de ambos com o Brasil.


Tamanho do impacto da gripe aviária


A China é o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, cerca de 10,8% do total.


Já a União Europeia é o sétimo principal destino das exportações nacionais, com mais de 231,8 mil toneladas comercializadas no ano passado, que representou 4,49% do total. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


No caso da Argentina, cujo volume de importação de carne de frango do Brasil não está entre os maiores, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) do país vizinho decidiu suspender preventivamente as importações de produtos e subprodutos brasileiros de origem avícola que dependem da comprovação de que o país está livre da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP).


Além disso, o governo argentino afirmou que está tomando medidas de biossegurança e vigilância sanitária de estabelecimentos avícolas para reduzir o risco de ingresso. O foco da gripe aviária ocorreu a cerca de 620 quilômetros (km) da fronteira entre os dois países.


Em nota, o Mapa disse que vai seguir o que está previsto nos acordos comerciais vigentes. “Reafirmando o compromisso de transparência e de responsabilidade com a qualidade e sanidade dos produtos exportados pelo Brasil, as restrições de exportação seguirão fielmente os acordos sanitários realizados com nossos parceiros comerciais”, informou.


*Com informações da Agência Brasil

Comentários


APOIADORES
INSTITUCIONAIS

icon-whats2.png
nova-logo.png

Impulsionamos o empreendedorismo agropecuário com conhecimento de ponta, cursos práticos e estratégias que elevam a produtividade e competitividade do agro no Brasil e na América Latina.

© 2025 ALAGRO.
Todos os direitos reservados

SEDES

urg.jpg

SEDE AMÉRICA LATINA ALAGRO

URUGUAI - MONTEVIDÉU

Dirección de las Oficinas Centrales Uruguay - Andes 1433, 2010

CP 11100

bra.jpg

SEDE ALAGRO BRASIL SÃO PAULO

Sociedade Rural Brasileira – SRB

Rua Formosa, nº 367 - 19º andar, Centro Histórico de São Paulo,
São Paulo / SP

CEP 01.049-000

ESCRITÓRIOS

eua.jpg

ESCRITÓRIO ALAGRO EUA

FLÓRIDA

1000 Brickell Ave Ste 700, Miami

Fl - 33131
+1. 786-558. 8054

bra.jpg

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
SÃO PAULO

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729,

5º andar, Bairro Itaim,
São Paulo/SP

CEP 04.538-905

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
MINAS GERAIS

Av. Prudente de Morais 1070,
2º piso Belo Horizonte / MG

CEP 30.380-250

ESCRITÓRIO ALAGRO REGIONAL
MATO GROSSO

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1756 Sala 410
Alvorada - Cuiabá/MT
CEP 78.048-340

SIGA-NOS!

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Alagro-TV.png

NEWSLETTER - Assine!

Email enviado!

INFORMAÇÕES

bottom of page