Alagro Summit debate aliança global contra a fome e transição energética
- presidencia739
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de abr.
Participam do evento representantes dos governos estadual e federal e do Congresso Nacional e integrantes de entidades representativas
O TEMPO Economia, 18 de março de 2025

A Academia Latino-Americana do Agronegócio (Alagro) promove, na próxima terça-feira (25), em Belo Horizonte, o Summit Conference. O evento vai discutir a aliança global contra a fome e a transição da matriz energética, em uma mesa de debates que vai discutir diversos assuntos de interesse e impacto ao agronegócio.
Participam do evento representantes dos governos estadual e federal e do Congresso Nacional. Representantes de entidades de classe que se relacionam com o agro também vão participar. O presidente da Alagro, Manoel Mário de Souza Barros, afirmou que o debate mira um diálogo profundo sobre as inseguranças climáticas, alimentar, energética e jurídica no Brasil.
Outro assunto que deve entrar na pauta é o cenário geopolítico para o setor, em função das políticas protecionistas de Donald Trump nos Estados Unidos. “Isso pode afetar não só o Brasil nas suas exportações, como vai exigir da América Latina e do Brasil, um aprimoramento das suas diplomacias comerciais para mitigar os chamados acordos bilaterais instáveis que ainda existem na América Latina”, disse Manoel.
A segurança no campo também será tratada no evento com o lançamento do novo modelo da patrulha rural, com apresentação das novas viaturas 4x4 da Polícia Militar de Minas Gerais, em painel com a participação do governador Romeu Zema (Novo) e do comandante-geral da corporação, coronel Carlos Frederico Ottoni Garcia.
O Alagro Summit terá a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Afrânio Vilela, do ministro da Agricultura do Uruguai, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do senador Rodrigo Pacheco, dentre outras autoridades. Representantes das Federações da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e das Indústrias (Fiemg) também marcam presença. A conferência será realizada no bairro Funcionários.
A escolha por BH, de acordo com Manoel, se dá para homenagear o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que faleceu em 2023 e foi o fundador da Alagro. Ele, inclusive, receberá uma menção durante o evento.
コメント